segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conceito e Função da moeda

Conceito e Função da Moeda : 


 1) Apresenta um conceito de moeda.

R: O Termo de moeda designa qualquer meio de pagamento ou meio de troca, de aceitação generalizada, isto é, um ativo que pode ser utilizado na troca para obter produtos ou serviços. Inclui-se neste conceito as moedas metálicas e as moedas papel ( notas) ou os depósitos mobilizaveis por cheque ou cartão de crédito. 

2) Explicita as funções da moeda apresentando exemplos.

R:  Meio de Troca - Esta é sem dúvida a principal função da moeda e representa a capacidade da moeda para ser utilizada  como meio de pagamento na aquisição de produtos e serviços. Sem a moeda, a alternativa seria a utilização de outros ativos efectuando a chamada troca directa com todos os inconvenientes que daí adviriam.
 
Unidade de conta - A função unidade de conta representa a utilização da moeda, para medir o valor das coisas; a utilização da moeda como medida de valor conhecida de todos facilita imenso toda a actividade económica.

Reerva de valor - Esta função da moeda representa a possibilidade da moeda ser utilizada para aforro, isto é, para ser guardada de forma a transferir capacidade de consumo para o futuro; a sua utilização deve-se ao baixo risco que lhe está associado embora apresente o inconveniente da perda de valor em contextos de inflação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário