segunda-feira, 28 de abril de 2014

A estabilidade de preços

A estabilidade de preços é importante porque ? 


1) 
1.1- Destaca do parágrafo acima uma expressão que enfatize a importância da função de reserva de valor da moeda, num contexto de estabilidade de preços.

R:  Podemos ter a certeza que a nossa nota poderá comprar sempre uma quantidade idêntica de bens e serviços. 

1.2. O Euro é moeda fiduciária. Justifica.

R: Uma moeda tem valor porque as pessoas confiam nela. 

2. “A moeda simplifica as nossas vidas de três maneiras.” (p. 3)
2.1. Explicita as três funções da moeda.

R:  Meio de troca ( primeiro) - Deixou de ser preciso para as necessidades ou desejos coincidissem tal como nume economia de troca direta. Segundo a moeda, 
Unidade de troca - Os preços são expressos apenas em unidades monetárias e não em termos de bens e serviços. 
E, por último, a moeda é uma forma " armazenar valor" - as pessoas podem guarda-la para puderem comprar coisas no futuro. 

3. “Os índices de preços no consumidor – utilizados para verificar a estabilidade dos preços – são compilados uma vez por mês recorrendo ao que se designa por “um cabaz de compras”. Este cabaz contém, uma ampla variedade de produtos habitualmente consumidos por uma família representativa. O preço total do “cabaz de compras”, como uma medida do nível geral de preços, é depois verificado periodicamente para ver quanto é que os preços estão a subir”. (p. 4) 
3.1. Explicita o conceito de família representativa.

R: "Família média" que adquire habitualmente um conjunto de bens semelhantes aos consumidores pela generalidade dos consumidores. 

3.2. Explicita o conceito de cabaz de compras.

R:  O "cabaz de compras" contém, uma ampla variedade de produtos habitualmente consumidos por uma família representativa. 

3.3. Indica como se calculam os índices de preços no consumidor.

R: Nós consideramos que é um conjunto de bens e serviços, o mais alargado possível, de modo que seja representativo do consumo das generalidade da população. 

4. Definição: A inflação é a subida generalizada e sustentada dos preços. 
  • Se apenas subissem os preços de alguns bens, os consumidores poderiam adaptar-se a novos padrões de consumo, evitando os efeitos nefastos da inflação. 
  • Se os preços não subissem durante um período considerável de tempo, mas apenas num determinado momento, dir-se-ia que se verificou apenas umaalteração do nível geral de preços, passando para um patamar diferente no referido momento. Os preços teriam subido, mas o fenómeno não se diz inflação se não tiver continuidade.
4.1. Explicita na definição de inflação, o significado das seguintes expressões: 

a) Generalizada - Sobem os preços de todos ou quase todos os bens. 

b) Sustentada - Os preços continuam a subir ao longo do tempo, justificando com a subida de uns  e a subida de outros ( exemplo: quado sobe o preço do petróleo... ) 

4.2. Refere as seguintes causas da inflação: (p. 5)

a) Por excesso da procura - Suponhamos que na loja só resta um CD e que tu e todos os teus amigos o querem comprar. O vendedor irá provavelmente aumentar o preço do CD porque sabe que a procura é muita e que pode conseguir mais dinheiro por ele. 

b) Por aumento dos custos de produção- O preços dos produtos energéticos ( electricidade, gás, petróleo, etc. ) aumentarem, então os custos de produção de um CD irão também aumentar e, para evitar perdas, o fabricante irá subir o preço de venda por grosso. Por outro lado, o vendedor poderá, pelo mesmo motivo, tentar transferir para o consumidor essa subida de preço, aumentando o preço a que vende o CD. 

4.3. “A deflação pode ser definida como sendo o oposto da inflação, isto é, (...)”. (p. 6) Completa a definição de deflação fazendo copy/paste. 

R: Uma situação em que o nível geral de preços diminui ao longo do tempo. 

5. “Os preços são considerados estáveis se,  _________, não subirem (como em períodos de inflação) nem descerem (como em períodos de deflação) ao longo do tempo”. (p. 6)
Completa. 

R: em média . 

6. A estabilidade de preços promove o crescimento económico e o emprego porque os consumidores e as empresas podem tomar decisões mais informadas se os preços forem comparáveis. (p. 7/8)

6.1. Refere-te ao interesse da estabilidade dos preços na perspectiva dos consumidores.

R:  Como comprador podes decidir melhor o que comprar com o teu dinheiro. 
 
6.2. Refere-te ao interesse da estabilidade dos preços na perspectiva das empresas. 

R: As empresas podem tomar decisões de investimento mais informadas. Os recursos podem ser separados de forma mais criativa e o potencial produtivo da economia cresce. 

7. “Quando os preços são estáveis, os detentores de poupanças e os credores estão dispostos a aceitar taxas de juro mais ______, dado que esperam que o valor do seu dinheiro permaneça igual por períodos mais longos. Caso contrário, iriam querer uma garantia contra a incerteza quanto ao valor futuro do seu dinheiro e passariam a exigir taxas de juro mais elevadas para os seus depósitos e empréstimos”. (p. 8)
Completa.

R: Baixas.

8. “Como resultado, os devedores beneficiam de taxas de juro mais ______. Isso significa que os custos de endividamento das empresas que desejam comprar máquinas mais modernas e das pessoas que pretendem um empréstimo para comprarem, por exemplo, um carro ou uma casa são mais baixos. Encorajar as empresas a investirem deste modo contribui para um aumento da sua competitividade e cria postos de trabalho adicionais. Esta é outra razão por que preços estáveis são um contributo tão importante para o crescimento económico e o emprego”. (p. 9)
Completa.

R: Baixas

9. “Regra geral, os grupos mais desfavorecidos da sociedade são os que frequentemente mais sofrem com a inflação, dado que as possibilidades que têm para se protegerem são limitadas”. (p. 9) 
Refere-te aos aspectos sociais da estabilidade dos preços comparando aqueles que usufruem de rendimentos fixos (salários e pensões, por exemplo) com os que detêm rendimentos variáveis (os lucros variam com as vendas). 

R: Regra general, os grupos mais desfavorecidos da sociedade são os que frequentemente mais sofrem com a inflação, dado que as probabilidades de se protegerem, são mais baixas.

10. “A política monetária do BCE visa manter a taxa de inflação anual na área do euro num nível muito baixo, ou seja, num nível inferior mas próximo de 2 % a médio prazo”. (p. 10)

10.1 Explica porque é desejável uma taxa de inflação de 2% comparativamente a 0%.

R: Com uma taxa de inflação de 2%, os preços, são previsíveis, facilitando decisões acertadas, aos consumidores e aos produtores. Assim, as suas decisões vão-se ajustando permitindo optimizar a aplicação dos recursos e evitando, o perigo da deflação.

10.2 Explica porque seria perigoso para a economia a descida dos preços. 

R: Se os preços começam a descer os consumidores vão adiar as suas decisões de consumo, na expectativa de preços mais baixos. No entanto, se não compram, os produtores não vendem, não produzem, não empregam... Instala-se a recessão.

10.3 Indica os países que pertencem à Área do Euro.

R: Bélgica, Itália, Letónia, Eslovénia, Malta, Filândia, França, Austria, Alemanha, Grécia, Países Baixos, Eslováquia, Estónia, Portugal, Luxemburgo, Irlanda, Espanha e Eslovênia.

11. Procure na web uma definição, e faça link para o site (*) onde encontrar os seguintes conceitos:
11.1 Desinflação - É um conceito económico que corresponde, ao abrandamento da inflação. A taxa de inflação diminui, sem atingir um nível zero, nem negativo.

11.2 Estagflação - É uma conjunção em termos de estagnação (e corresponde a um elevado desemprego) a inflação, supondo a ocorrência destes dois fenómenos em simultâneo, o que alguns economistas da década de 1950, não esperavam que podesse suceder.

Sem comentários:

Enviar um comentário